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Pressão de ar

Qual é a pressão de ar adequada?

A pressão de ar adequada é o fator mais importante no cuidado de seus pneus. O valor indicado na lateral do pneu é o valor operacional máximo determinado pelo fabricante do pneu e não é necessariamente a pressão correta para o seu veículo. A pressão de inflação recomendada pelo fabricante do veículo deve ser sempre usada. Essas informações podem ser encontradas:

  • No manual do proprietário do seu veículo
  • Fixado na lateral da porta
  • No compartimento do motor
  • Dentro do porta-luvas

Observe que a pressão pode ser diferente para o eixo dianteiro e traseiro e pode variar dependendo do tipo de carga operacional. Consulte o manual do seu veículo. Atenção: não utilize os valores genéricos sugeridos por pessoal não qualificado, por exemplo em estações de serviço. A pressão de inflação adequada NÃO é um valor intuitivo ou aproximado e é diferente para cada veículo. Deve ser exatamente o indicado pelo fabricante.

Quando a pressão de ar é medida?

A pressão aumenta à medida que os pneus esquentam, variando entre 1 e 2 psi ("libras") para cada 5ºC de variação de temperatura. Portanto, verifique sempre a pressão de enchimento quando os pneus estiverem "frios". Ou seja, ter rodado o veículo não mais que um ou dois quilômetros, a uma velocidade relativamente baixa. A pressão de enchimento correta deve ser verificada pelo menos uma vez por mês e sempre antes de uma longa viagem ou transporte de uma carga pesada. Outra vantagem da revisão periódica da pressão de inflação é que você pode detectar pequenos vazamentos e repará-los a tempo, evitando assim situações de maior risco.

Lembre-se de que um pneu radial pode perder metade de sua pressão de inflação sem alterar sua aparência externa - não se deixe enganar pelas aparências.

Como é medida a pressão de ar?

Use um manômetro de boa qualidade (manômetro). Você pode usar um medidor de pressão manual portátil ou um medidor de pressão profissional (lojas de pneus, estações de serviço, etc.). Os valores geralmente são expressos em "libras", que corresponde à unidade de medida inglesa "psi" (libras por polegada quadrada). Seu equivalente no sistema decimal, e no qual provavelmente estão indicadas as especificações do seu carro, é o quilograma por centímetro quadrado, também indicado como "barra". Para uma equivalência rápida, você pode considerar:

1 bar » 14,5 psi (libras por polegada quadrada)

Assim, uma pressão de 2 bar equivale a aproximadamente 29 psi. Certifique-se de que os pneus do mesmo eixo tenham a mesma pressão de enchimento. Lembre-se sempre de verificar a pressão de enchimento do pneu sobressalente. Não se esqueça de recolocar as tampas das válvulas, pois elas as protegem do pó e da sujeira.

Quais são as consequências de uma pressão de ar inadequada?

A pressão de ar adequada garante o máximo desempenho de quilometragem do seu pneu.

Pressões insuficientes causam:

• Aumento no consumo de combustível
• Superaquecimento dos pneus
• Quilometragem perdida
• Fadiga prematura na estrutura

Pressões excessivas causam:

• Quebras na estrutura
• Desgaste irregular nos ombros
• quilometragem perdida
• Desconforto ao dirigir
• Menor aderência ao solo
• Desgaste irregular e prematuro

A baixa pressão desgasta a banda de rodagem de forma anormal, pois apenas as bordas ficam apoiadas no solo. Além disso, o pneu flexiona mais e, como consequência, esquenta demais. Lembre-se: o calor é o pior inimigo de um pneu. Quando o pneu trabalha com a pressão e carga recomendadas, ele apresenta uma superfície de apoio máxima e o aquecimento é reduzido.

Balanceamento

Por que devo balancear as rodas?

Pneus bem equilibrados contribuem para um maior conforto de condução e garantem uma vida útil mais longa. Pneus mal balanceados podem gerar vibrações, resultando em aumento da fadiga do motorista, desgaste prematuro e desigual dos pneus e maior desgaste do sistema de amortecimento do veículo.

Quando devo balancear as rodas?

Os pneus devem ser balanceados quando são montados pela primeira vez (pneus novos), ou quando são montados novamente após a reparação. Além disso, devem ser rebalanceados ao primeiro sinal de vibração ou a cada 10.000 quilômetros. Se os problemas de vibração não forem eliminados pelo balanço, deve-se verificar o alinhamento e/ou o sistema de suspensão. Equilíbrio e alinhamento adequados contribuem para um desgaste uniforme dos pneus.

Alinhamento

O que é alinhamento?

Diz-se que um veículo está alinhado corretamente quando todos os componentes de suspensão e direção estão sincronizados e todas as rodas e pneus estão paralelos ao veículo e entre si. Sob esta condição, ocorrerá desgaste uniforme dos pneus e controle preciso da direção também é assegurado.

Quando devo realizar um alinhamento?

O alinhamento é necessário na troca de pneus, se notar desgaste prematuro irregular, após fortes impactos em obstáculos ou buracos, quando o veículo tende a derrapar ("puxar" para o lado) ou instabilidade, e a cada 10.000 quilômetros.

Rodízio

O que é rodízio de pneus?

Os pneus dianteiros fazem um trabalho diferente do traseiro. Por exemplo, os pneus dianteiros mantêm a direção do veículo, estão sujeitos a diferenças mecânicas de direção, quando freiam sofrem o empuxo do veículo, etc. Os traseiros são os que geralmente recebem a tração, nas curvas tendem a escorregar, etc. Além disso, a carga do veículo costuma ser assimétrica, por exemplo, ao transportar uma única pessoa várias vezes. A rotação das rodas é necessária para obter um desgaste uniforme de todos os pneus do veículo. Isso torna possível garantir o máximo desempenho de quilometragem.

Quando devo fazer o rodízio dos pneus?

Consulte o manual do seu veículo para obter as recomendações do fabricante para rotação. Se não houver indicações a esse respeito, faça o rodízio dos pneus a cada 10.000 quilômetros. No caso de pneus radiais, recomenda-se não inverter o sentido de rotação ao mudar de posição. Considere os esquemas de rodízio de pneus de acordo com seu tipo (radial ou convencional). Certifique-se de que, ao fazer o rodízio dos pneus, suas pressões sejam ajustadas aos valores correspondentes de acordo com sua posição.

Diagnóstico

Como posso antecipar problemas?

É de grande importância poder detectar os sintomas que indicam problemas futuros com os pneus. Desta forma, você pode proteger seu investimento e, principalmente, evitar riscos graves para você e terceiros ao dirigir seu veículo.

Vibração e/ou deriva

Os sintomas que podem ser facilmente notados são vibrações e desvios. Uma deficiência no alinhamento e/ou balanceamento das rodas pode ser a provável causa do problema. Se não for corrigido imediatamente, causará desgaste prematuro dos pneus e do sistema de amortecimento do veículo. Em casos extremos, pode levar à perda de controle do veículo.
SOLUÇÃO: ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Desgaste

Os elementos da banda de rodagem assumem uma aparência de dente de serra, gastos e arredondados de um lado e pontiagudos do outro. Isso ocorre quando não há um alinhamento correto, então o pneu arrasta no chão e desgasta mais um lado do que o outro (dependendo da direção do desalinhamento).
SOLUÇÃO: ALINHAMENTO

Desgaste de um lado

A aparência de maior desgaste do centro para uma das laterais do pneu implica que ele não se apóia no solo com toda a sua superfície. Em geral, o problema nesses casos costuma ser a chamada "curvatura" da roda em relação ao eixo. Embora a roda esteja alinhada corretamente com a direção de deslocamento do veículo, ela não está alinhada verticalmente. Tem um ângulo (para dentro ou para fora) que desgasta o pneu de forma desigual.
SOLUÇÃO: CAMBAGEM

Desgaste em ambos os lados

Se o seu pneu tiver esse recurso, ele pode ter uma pressão de inflação menor do que a recomendada. Esta situação reduz a vida útil do piso devido ao desgaste excessivo nos ombros do pneu. Além disso, uma quantidade excessiva de calor é gerada, o que reduz a vida útil do pneu e pode levar à falha do pneu. Por último, aumenta o consumo de combustível devido à maior resistência ao rolamento. Verifique seus pneus regularmente para garantir a pressão de inflação correta. Lembre-se que o desgaste irregular também pode ser causado por desalinhamento ou problemas mecânicos.
CAUSA PROVÁVEL: BAIXA PRESSÃO DE AR

Desgaste no centro

Quando um pneu tem muita pressão de ar, o centro da banda de rodagem suporta mais peso e se desgasta mais rápido do que os ombros. Se um pneu apresenta desgaste irregular, sua vida útil é reduzida. Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e antes de iniciar uma viagem longa.
CAUSA PROVÁVEL: EXCESSO DE PRESSÃO DE AR

Vida útil

Queremos que os seus pneus o acompanhem durante muito tempo em ótimas condições. É por isso que convidamos você a visitar um distribuidor oficial de Fate para que eles possam fazer uma revisão deles. Assim, mesmo que o período de garantia do fabricante tenha expirado, você pode dirigir com a máxima confiança.

Trocas

Quando devo substituir os pneus?

Embora os pneus tenham uma vida útil média, ela pode ser seriamente afetada por diversos fatores. Portanto, não basta se guiar pelos quilômetros percorridos, mas pelo menos os seguintes aspectos devem ser verificados periodicamente:

• Presença de dano evidente;
• Aparecimento de desgaste irregular;
• Pedras ou outros objetos embutidos na banda de rodagem;
• Perda de pressão;
• Indicadores de desgaste ao nível da superfície;
• Danos ou deformações em pneus e válvulas.

A presença de qualquer um desses fatores tornará o pneu altamente inseguro para uso, por isso deve ser substituído.

O que são indicadores de desgaste?

À medida que um pneu se desgasta, a profundidade dos sulcos diminui e sua capacidade de aderir ao solo, a tração e a evacuação da água diminuem. Todos os pneus apresentam nos sulcos da banda de rodagem, em 4 a 8 pontos de sua circunferência, pequenas saliências de borracha com altura de 1,6 mm. Estes, quando atingidos pelo desgaste da banda de rodagem, indicam o limite legal da vida útil do pneu. Sua localização é indicada pela sigla T.W.I. (Tread Wear Indicator) gravado no ombro dos pneus. Em geral, a perda de desempenho do pneu começará a ser percebida antes de atingir esse mínimo legal, o que pode antecipar uma decisão de substituí-lo. Atenção: Dirigir com pneus gastos, principalmente em piso molhado, aumenta o risco de acidentes. Quando você está perto do limite legal de 1,6 mm, a distância de frenagem é quase o dobro em comparação com a fornecida por um pneu novo.

Devo substituir os meus pneus por outros da mesma dimensão?

Os pneus devem ser substituídos por pneus da mesma dimensão ou por opções aprovadas recomendadas pelo fabricante do veículo ou pelo fabricante do pneu. Nunca substitua indiscriminadamente um pneu por outro de maior ou menor dimensão, ou com menor capacidade de carga, pois isso pode interferir na mecânica do veículo e afetar severamente seu comportamento ou até mesmo causar acidentes. Caso efetue uma substituição adequada por outra de dimensão equivalente ou adequada ao seu veículo, verifique se a capacidade de carga do pneu é adequada.

Posso misturar diferentes tipos de pneus no meu veículo?

Pneus de diferentes construções, dimensões e graus de desgaste podem afetar o manuseio e a estabilidade do veículo. Para melhor desempenho, o mesmo tipo de pneu deve ser usado nas quatro posições. É altamente recomendável NÃO misturar pneus radiais com pneus diagonais em um veículo. Se isso for inevitável, nunca misture pneus radiais e diagonais no mesmo eixo.

Onde você coloca dois pneus novos?

Ao comprar um novo par de pneus para substituir os do seu veículo, é recomendável instalá-los no eixo traseiro e mover os pneus usados ​​para o eixo dianteiro. Por outro lado, se você realmente precisar usar uma combinação de pneus de construção radial e diagonal, certifique-se de sempre colocar os radiais no eixo traseiro. Em hipótese alguma misture pneus radiais e diagonais no mesmo eixo.